17/09/2019 é o dia do lançamento da versão final do Java 13. Neste post vamos descrever as principais novidades desta versão.
Versionamento
Com o lançamento do Java 9 em 2017, o cronograma de lançamento do Java mudou, de um lançamento principal a cada 3 anos ou mais para um lançamento a cada seis meses. Um dos principais motivos dessa alteração foi oferecer aos desenvolvedores acesso mais rápido as melhorias contínuas. Os lançamentos ocorrem em Março e Setembro de cada ano.
Ao obter acesso a novas versões em uma medida mais granular e mais rápida, os desenvolvedores podem gerenciar muito mais facilmente o ritmo da inovação, conforme comprovado pelo Java 10, oferecendo 12 novos recursos, Java 11, oferecendo 17 novos recursos, e Java 12, oferecendo 8 novos recursos.
Novos recursos do Java 13
Cinco novos recursos JEP (Java Enhacement Proposal) são entregues com o Java 13, incluindo dois recursos prévios (preview*):
- JEP 350: Dynamic CDS Archives: Melhoria no processo de compartilhamento de dados de classes (JEP 310: Application Class-Data Sharing) que ajuda no inicio mais rápido e economiza memória quando utilizado vários processos da JVM.
- JEP 351: ZGC: Uncommit Unused Memory: Aprimora o ZGC (The Z Garbage Collector) para retornar a memória heap não utilizada ao sistema operacional.
- JEP 353: Reimplement the Legacy Socket API: Substitui a implementação básica usada pelas APIs java.net.Socket e java.net.ServerSocket por uma implementação mais simples e moderna, fácil de manter e depurar.
- JEP 354: Switch Expressions (Preview): O Java 12 apresentou expressões de switch e o Java 13 as refinou.
- JEP 355: Text Blocks (Preview): Adiciona blocos de texto à linguagem Java. Um bloco de texto é um literal de cadeia de várias linhas que evita a necessidade da maioria das sequências de escape, formata automaticamente a cadeia de maneira previsível e fornece ao desenvolvedor controle sobre o formato, quando desejado.
Versões LTS
As versões LTS (Long Term Support) são mantidas além dos seis meses, diferente das versões normais que deixam de receber correções quando a versão superior é lançada. A versão mais atual neste formato é do Java 11, que terá seu suporte estendido até Setembro de 2022. Este tipo de suporte iniciou no Java 8 que será mantido até 2023. A partir deste novo modelo de versionamento, a Oracle passou a cobrar pelo uso comercial ou suporte estendido. Uma ótima opção para quem não precisa de suporte pago, é o projeto AdoptOpenJDK.
Para mais detalhes sobre o suporte de versões, consulte o roadmap do projeto em: https://adoptopenjdk.net/support.html#roadmap
Conclusão
Java continua sendo a linguagem de programação número 1. E como a entrega pontual de melhorias com o Java 13 demonstra, por meio de um planejamento cuidadoso contínuo e envolvimento do ecossistema, a plataforma Java está bem posicionada para o desenvolvimento e crescimento modernos na nuvem.
Siga no twitter para ficar informado dos novos posts:
Referências:
https://blogs.oracle.com/java-platform-group/the-arrival-of-java-13
https://openjdk.java.net/projects/jdk/13/
https://www.technolush.com/blog/whats-new-in-java-13
preview*: Pode ser removido ou alterado nas próximas versões.
Opa, tens rss no teu site para usar no agregador de notícias.
ResponderExcluirOla, estou aprimorando o blog. Tem um botão no cabeçalho para inscrição e também o feed http://feeds.feedburner.com/com/xAdb
ExcluirObrigado pelo feedback